PARÁFRASE

Escrever é fácil. Pablo Neruda9a091-escrever25c325a9f25c325a1cil

A paráfrase é a reescritura do texto original de forma a torná-lo mais claro, objetivo e compreensível. Também serve para demonstrar que se compreendeu as ideias originais do texto e se é capaz de reescrevê-las por meio de palavras ou frases diferentes. Paráfrase é uma espécie de tradução de um texto para a mesma língua.

A paráfrase sempre será o resultado da mediação que o interlocutor oferece a partir de sua leitura do texto. Por isso, quanto maior o conhecimento do mundo e da linguística, maior facilidade a pessoa terá para parafrasear.

As paráfrases são uma forma de se fazer citações indiretas, longas ou curtas.

Pode-se fazer uma paráfrase do texto integral -sem suprimir ou resumir/sintetizar nenhuma parte do texto original- ou uma paráfrase que resuma/sintetize o texto original, porém, sem perder as partes essenciais das informações contidas no texto original.

Para um estudo sobre determinado recorte de tema, pode-se parafrasear apenas as informações que são importantes para o enfoque do desse estudo, tomando-se o cuidado para não modificar o sentido expresso pela autora ou autor do texto original.

Numa paráfrase bem feita procura-se:

  • utilizar sinônimos ou vocábulos que correspondam ao mesmo sentido no texto original;
  • utilizar a mesma sequência de ideias que estão contidas no texto original, modificando a ordem apenas dentro do mesmo conjunto de ideias, sem prejudicar a linha de desenvolvimento das ideias do texto;
  • reproduzir todas as informações essenciais, sem omitir quaisquer delas;
  • modificar as construções das frases e períodos, passando o que está na voz passiva para a voz ativa e vice-versa; transformando o que está na forma negativa para a afirmativa; tornando uma pergunta seguida de resposta numa formulação que comporte as duas na forma afirmativa;
  • não se introduzir nenhum comentário ou informação nova, mesmo que pareça subentendida no texto;
  • citar a fonte ou autoria do texto.

Acessem os links para vídeoaulas sobre paráfrase.

Anúncios
Esse post foi publicado em 2016/1o.Bim/1a Série/Edwiges, 2016/1o.Bim/2a Série/Edwiges, 2016/1o.Bim/3a Série/Edwiges, Metodologia de Pesquisa e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s