ESCOLHA DA ÁREA TEMÁTICA

Antes de iniciar a pesquisa propriamente dita, é necessário definir qual será o conteúdo pesquisado. Primeiramente, define-se a área das ciências que se vai pesquisar, no nosso caso é a sociologia.

Depois, deve-se escolher uma área temática/tema, que necessariamente deve fazer parte da área das ciências em questão -em nosso caso a sociologia. Pense em seus interesses de pesquisa na área temática/tema escolhido e inicie sua sondagem a respeito dela:

  • leia ou assista alguma coisa a respeito;
  • anote suas dúvidas, pontos que considerou mais interessantes, mais polêmicos ou mais relevantes para desenvolver uma pesquisa, troque ideias com quem está orientando você e com seus colegas;

A escolha de uma área temática/tema numa pesquisa científica/trabalho acadêmico deve ser cuidadosamente medida, pois será muito difícil, se não impossível, pesquisar sobre uma área temática/tema ampla demais. Corre-se o risco de abordá-la de maneira insuficiente ou perder-se nos prazos devido ao excesso de material para se trabalhar na pesquisa.

Área temática/Tema geral e amplo

Na sociologia, você encontrará áreas temáticas/temas gerais e amplos que são próprios dessa área científica, como por exemplo: trabalho; desemprego; classes sociais; cultura; etnia; gênero; política; movimentos sociais; desigualdades sociais; pensamento social; formação social; e muitos outros.

A escolha da área temática/tema pode ocorrer de várias maneiras:

  • ou você escolhe a área temática/tema que mais desperta seu interesse e curiosidade;
  • ou você recebe uma área temática/tema definido por quem irá orientar sua pesquisa;
  • ou, se você está a serviço de uma comunidade, ela definirá qual a área temática/tema que tem mais relevância para a vida desse grupo social.

ANOTE O SUA ÁREA TEMÁTICA/TEMA GERAL NO RELATÓRIO E PESQUISA.

Anúncios
Esse post foi publicado em 2016/1o.Bim/1a Série/Edwiges, 2016/1o.Bim/2a Série/Edwiges, 2016/1o.Bim/3a Série/Edwiges, Metodologia de Pesquisa e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s