ELEMENTOS TEXTUAIS DO TRABALHO ACADÊMICO: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO,CONCLUSÃO

A escrita dos elementos textuais do seu trabalho acadêmico tem uma ordem para ser redigida e que é diferente da ordem em que aparecerá no trabalho pronto.

Ou seja:

  • Introdução (redige-se por último e insere-se nas páginas anteriores ao Desenvolvimento)
  • Desenvolvimento (redige-se primeiro e insere-se após a Introdução)
  • Conclusão (redige-se após o Desenvolvimento e insere-se após o Desenvolvimento)

Portanto, falaremos antes do Desenvolvimento, que é redigido em primeiro lugar.

Lembre-se que todo o seu texto acadêmico será escrito de forma impessoal.

Desenvolvimento da pesquisa

Após ter feito os resumos ou fichamentos ou resenhas, iniciará a intertextualidade entre eles, para compor o Desenvolvimento do corpo da pesquisa.

Perceba quanto trabalho é preciso para chegar ao início do seu texto, propriamente dito. A partir de seus resumos, fichamentos ou resenhas desenvolva um diálogo entre suas fontes bibliográficas. Chamamos a esse procedimento de desenvolvimento da intertextualidade, ou seja, textos interagindo entre si, com a sua mediação e seguindo o roteiro de pesquisa.

Esse diálogo é como uma “conversa” entre as autoras ou autores de suas fontes bibliográficas. Nessa “conversa” aparecerão os argumentos de cada uma ou cada um deles, intercalados de maneira a ir desenvolvendo um raciocínio lógico que exponha o que é necessário para que se possa conhecer o que está dito sobre seu tema e recorte de tema. Você estará utilizando suas fontes bibliográficas para que elas digam o que você precisa para nos apresentar seus resultados da pesquisa. Essa é a construção da argumentação que ajudará a responder sua questão de pesquisa.

desenvolvimento do texto acadêmico segue as mesmas normas de paráfrases e citações diretas e citações indiretas. Ele é o “corpo” do seu trabalho.


Conclusão

Após esse diálogo/intertextualidade e construção do Desenvolvimento de seu texto, você chegará às suas conclusões, ou seja, aos resultados de sua pesquisa. Isso será feito num item à parte no seu texto, com o título Conclusão.

No caso de textos teóricos você exporá o que pode dizer resumidamente sobre o que os argumentos das fontes bibliográficas levaram você a concluir. Avaliará os argumentos, dirá quais foram mais convincentes para você; quais estavam insuficientes ou deficientes e por que; quais predominam em termos de coerência e de relevância para responder sua questão de pesquisa. Pode ser que conclua que eles se complementam ou que se contradizem e terá que posicionar-se sobre isso, utilizando exclusivamente os próprios argumentos para julgá-los. Não haverá uma opinião pessoal.

No caso e uma análise de reportagem, lei, etc, siga os mesmos procedimentos. Ele também será escrito de forma impessoal.

Na Conclusão de seu trabalho você apresentará os argumentos de forma sintética.


Introdução

Pode parecer estranho, mas você escreverá sua Introdução somente após o término do desenvolvimento e da conclusão de sua pesquisa, pois somente com o trabalho concluído é que poderá apresentar nessa Introdução o tema e o recorte de tema dos quais ele tratou, que fontes bibliográficas utilizou para responder à sua questão de pesquisa, qual é essa questão ou questões. Irá, também, expor a que conclusões chegou e que argumentos o levaram a isso. Só que tudo isso será muito resumido.

A introdução é posicionada no início do seu texto acadêmico, em um item separado e após o Sumário, mesmo tendo sido escrita por último. Imagine que, metaforicamente, você construiu uma casa e que agora vai descrevê-la para outras pessoas. É a partir de sua Introdução que as pessoas decidirão se querem ler todo o seu texto acadêmico, “se querem visitar sua casa”. Bem, seu texto nesse treino de iniciação científica é pequeno, mas na faculdade não será e quem tiver que escolher entre vários textos para ler, irá guiar-se pela leitura de várias introduções para decidir a quais dedicará seu tempo de leitura.

Portanto, uma boa Introdução ajudará muito sua ou seu leitor. O texto acadêmico serve de base para outros partirem para suas pesquisas, estudos, etc.

Anúncios
Esse post foi publicado em 2016/1o.Bim/1a Série/Edwiges, 2016/1o.Bim/2a Série/Edwiges, 2016/1o.Bim/3a Série/Edwiges, Metodologia de Pesquisa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s