CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO ACADÊMICO: conteúdo, aspectos linguísticos, aspectos formais

De uma maneira geral, os trabalhos acadêmicos são constituídos pelos seguintes elementos:

1 Conteúdo da pesquisa científica e do trabalho acadêmico

O conteúdo é o teor da pesquisa a ser desenvolvida e envolve o tema, as teorias, os conceitos, investigações, dados coletados, articulações entre esses elementos, diálogo entre os autores, as análises dos dados e informações coletados, assim como as conclusões a que se chegou.

Imagem no site Farol de Notícias.

Uma pesquisa científica somente tem sentido se existe uma dúvida, uma curiosidade, uma necessidade de conhecimento a ser satisfeita por meio da busca de conteúdos que serão tratados metodologicamente para tal finalidade.

Para buscar seu conteúdo há uma metodologia de pesquisa científica que deve ser seguida.

2 Aspectos linguísticos da pesquisa e do trabalho acadêmico

Os aspectos linguísticos de seu trabalho acadêmico, referem-se a organização do discurso -clareza, objetividade, precisão na redação do texto. Esses aspectos são apreendidos nas aulas de Língua Portuguesa, especialmente, mas não só, pois todas as disciplinas e áreas da ciência dependem de escrita, leitura e interpretação, que seguem regras pré-estabelecidas.

Em sua pesquisa há uma metodologia para a escrita em si. Seus resumos, fichamentos, resenhas, assim como o texto do trabalho acadêmico dependerão da utilização de paráfrases, de citações diretas e citações indiretas, além de seguir as regras gramaticais e léxicas da Língua Portuguesa.

3 Aspectos formais da pesquisa e do texto acadêmico

Os aspectos formais da pesquisa científica e do trabalho acadêmico referem-se à sua forma, ou seja, à sua estrutura, apresentação gráfica e formatação; que podem ser apreendidos tanto nas aulas de Língua Portuguesa como em quaisquer outras que proponham a escrita científica.

As Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) regulamentam cada detalhe da forma como os trabalhos acadêmicos devem ser apresentados ao final da pesquisa científica. A exigência da quantidade de normas depende do nível do seu aprendizado. No caso da iniciação cientifica, iremos nos ater às normas mais básicas. Isso significa que numa faculdade você poderá encontrar novas exigências que não tivemos tempo para desenvolver aqui. Porém, estará subsidiado com as informações básicas e terá mais facilidade para compreender e aplicar as que virão em outro momento.

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi fundada em 1940 e é responsável pela normalização técnica no Brasil. Tais normas são a base para o desenvolvimento tecnológico no país.

Anúncios
Esse post foi publicado em 2016/1o.Bim/1a Série/Edwiges, 2016/1o.Bim/2a Série/Edwiges, 2016/1o.Bim/3a Série/Edwiges, Metodologia de Pesquisa e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s