PROJETOS AULAS [4BIM 3SÉRIES] 2015

ProfessorasMENINA REVISTA SOLDADO-Charge-Autor desconhecido

  • Edwiges Rabello de Lima
  • Danielle Jardini

Projeto I [4 bim. 3a série] – Leitura, interpretação, vídeos, debate, questões do ENEM/vestibulares – não cidadania, desumanização e coisificação o outro, reprodução da violência e da desigualdade social

Projeto II [4 bim. 3a série] – Leitura, interpretação, vídeos, debate, questões do ENEM/vestibulares – transformação social

Objetivos Gerais

  • Compreensão sociológica sobre o  não cidadania, desumanização e coisificação do outro, reprodução a violência e da desigualdade social, transformação social.
  • Aprendizado de metodologia de pesquisa e escrita científicas
  • Aprendizado de metodologia e técnicas de pesquisa por meio de utilização de cultura digital e uso de mídias
  • Desenvolvimento de leitura e letramento

Conteúdo Curricular de Sociologia

  • O que é não cidadania?
  • Desumanização e coisificação do outro
  • Reprodução da violência e da desigualdade social
  • O papel social e politicamente transformador da esperança e do sonho

Habilidades e Competências

  • Abordar a problemática da reprodução da violência por meio de sua banalização
  •   Questionar o lugar do ser humano em meio ao conflito social, à intolerância religiosa, ao racismo e à desigualdade social
  • Reconhecer os problemas da individualização na sociedade contemporânea
  • Compreender o que significa a desumanização e a “coisificação” do outro e quais os fatores que contribuem para esses fenômenos
  • Resgatar a especificidade da condição humana e dos direitos fundamentais à vida, à liberdade, à dignidade, à pessoa e às condições mínimas de sobrevivência
  •  Estabelecer uma reflexão crítica acerca da importância do sonho e da esperança como motivadores da ação transformadora da realidade social
Avaliação

  • Entrega das atividades
  • Devolutiva comentada pela professora
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASMACHADO, Igor J. de R.; AMORIM, Henrique; BARROS, Celso R. Sociologia Hoje: volume único: ensino médio. São Paulo: Ática, 2013.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Matrizes de Referência para Avaliação SARESP –documento básico – Ensino Fundamental e Médio. Disponível em:http://saresp.fde.sp.gov.br/2010/pdf/Saresp2010_MatrizRefAvaliacao_DocBasico_Completo.pdf. Acesso em: 18 de fev. 2011.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Matrizes de Referência para Avaliação SARESP –documento básico – Ensino Fundamental e Médio. São Paulo: SEE, 2009.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do aluno: Sociologia, ensino médio – 3ª. série, volume 2 / Secretaria da Educação; coordenação geral Maria Elizabete da Costa; equipe, Anselmo Luis Fernandes Gonçalves, Celso Francisco do Ó.

Anúncios

Sobre Edwiges Rabello de Lima

Mulher.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s