Documentário: “Obsolescência Programada”

Ao assistirmos ao vídeo “A História das Coisas”, de Annie Leonard, observamos que ela cita dois mecanismos usados para manter o alto nível de consumo, que alimenta a produção acelerada no capitalismo: 1) obsolescência programada e 2) obsolescência perceptiva.

Assista ao documentário espanhol (com legenda em português) “Obsolescência Programada”, da diretora Cosima Dannoritzer, lançado em 2010 na Europa.

Sinopse disponível no Youtube: “A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como “descartalização”. Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.”.

Leiam à matéria sob consultoria de João Paulo Amaral, pesquisador do Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (Idec), Gisele da Silva Bonfim, bióloga, e Claudia Marques Rosa, bióloga, publicada na página Planeta Sustentável, da Abril: “O que é a obsolescência programada?”

Obsolescência Programada> Imagem: Blog Cientifico Jornalismo.

Obsolescência Programada> Imagem: Blog Cientifico Jornalismo.

.

Referência Bibliográfica

Planeta Sustentável. O que é obsolescência programada?. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/obsolescencia-programada-os-produtos-sao-feitos-para-durar-pouco-778525.shtml&gt;. Acesso em: 5 de mar. 2015.

Anúncios

Sobre Edwiges Rabello de Lima

Mulher.
Esse post foi publicado em Documentários, Ideologia, Trabalho e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s