Desmundo

Desmundo

No início do segundo bimestre de 2015, assistiremos ao filme Desmundo, realizado em  2003, dirigido por Alain Fresnot. Trata-se da adaptação do livro homônimo, de Ana Miranda.

Apesar de ser um filme brasileiro, é apresentado com legendas, pois fala-se o português arcaico, que é a língua formada no século VIII nas regiões de Portugal e Galiza (Espanha) a partir do latim vulgar falado pelos conquistadores romanos, naquela região.

A classificação indicativa do filme é para 14 anos.

Recomendo a crítica escrita por Marcelo Hessel, no site Omelete, da UOL.

Você também pode assistir ao trailer do filme no Youtube.

Também, reproduzi adiante a crítica de Henry Alfred Bugalho, em seu blog O Crítico:

“(…) “Desmundo” é, na minha opinião, um dos melhores filmes já feitos no Brasil e, certamente, uma das melhores reconstruções históricas do cinema.
Simone Spolladore é Oribela, uma orfã portuguesa enviada ao Brasil para desposar algum dos colonizadores que aqui já estão. No entanto, a rebeldia desta jovem faz com que ela seja aceita apenas pelo mais rude dos pretendentes, Francisco de Albuquerque, magistralmente interpretado por Osmar Prado.
Desprovido de qualquer sentimentalismo, “Desmundo” é o reflexo cru dos primórdios da nação brasileira, povoada de nativos, de grotescos civilizadores e de párias que buscam refúgio numa terra de ninguém.
A opção de reproduzir a pronúncia e o léxico do português arcaico somente contribui para aumentar a impressão de autenticidade do filme e o estranhamento de Oribela ao aportar nesta terra inóspita é desolador.
A trilha sonora composta por John Neschling é condizente com o clima da terra recém-conquistada, onde a cultura primitiva autóctone começa a se confundir e se mesclar com a estrangeira européia.
Uma obra-prima realista e agreste.”

Referências Bibliográficas

BUGALHO, Henry Alfred. “Desmundo (2003)”. In: O Crítico. Disponível em:http://criticadearte.blogspot.com.br/2004/10/desmundo.html . Acesso em: 07 de abr. 2012.

Desmundo. In: Meu Cinema Brasileiro. Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/desmundo/desmundo-poster01.jpg&imgrefurl=http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/desmundo/desmundo.asp&h=500&w=339&sz=43&tbnid=2cL8aB3UszyKQM:&tbnh=90&tbnw=61&zoom=1&docid=dVUHWgu8P4pHOM&hl=pt-BR&sa=X&ei=DlWAT7jcBMbFtgfdkvmOBg&ved=0CGcQ9QEwBw&dur=278 . Acesso em: 07 de abr. 2012.

HESSEL, Marcelo. Desmundo. In: Omelete. Disponível em:http://omelete.uol.com.br/cinema/idesmundoi/ . Acesso em: 07 de abr. 2012.

Anúncios

Sobre Edwiges Rabello de Lima

Mulher.
Esse post foi publicado em Filmes Nacionais e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s